terça-feira, 10 de novembro de 2015

Undertale: Um RPG revolucionário

Prepare-se para um jogo cheio de feels
Undertale, por vezes grafado como UnderTale, é um game Indie de RPG com elementos de Bullet Hell desenvolvido  por Toby Fox para Microsoft Windows e OS X. Undertale foi anunciado pela primeira vez em meados de 2013 e foi lançado para todo o mundo em 15 de setembro de 2015.


ATENÇÃO: O que vem a seguir pode conter SPOILERS.


ENREDO
NÃO CONFIE NESSE FILHO DA PUTA

You gonna have a bad time
Undertale inicia contando sobre o passado, no qual monstros e humanos coexistiam no planeta. Após uma guerra, os monstros foram derrotados e selados embaixo de uma montanha. O jogo então volta para o presente e passa a focar a história em uma criança que caiu dentro da montanha onde os monstros agora vivem. O jogo segue com a viagem do jogador para fugir do Subsolo e retornar à superfície. Undertale foi recebido com um feedback extremamente positivo, com mais de 10.000 comentários no Steam, dos quais 98% são positivos. Também foi dada pontuação máxima (10/10) em vários comentários on-line.

De acordo com o site oficial, o tempo de jogo médio é de 6 horas.


GAMEPLAY

"Bitch I'm Fabulous"
O jogo é um RPG que utiliza mecânicas fortemente inspiradas de jogos ao estilo Bullet-Hell(como Touhou por exemplo). As batalhas são baseadas em turnos; durante o turno do jogador, eles podem optar por atacar um adversário, interagir com eles, usar um item, ou mostrar misericórdia para terminar a batalha pacificamente; durante o turno dos oponentes, o jogador deve evitar ataques inimigos. O jogo coloca uma grande ênfase na moralidade entre matar e poupar inimigos, como as decisões que o jogador faz em interagir com os adversários determina em grande parte como o jogo termina.

Fora das batalhas, o jogo é principalmente focado em  quebra-cabeças e nos diálogos, com uma grande ênfase em relações de caráter.



O jogo possui 3 finais diferentes dependendo de como você joga. O Pacifista(não matar ninguém e fazer amizade com os 3 monstros principais do jogo), o Neutro e o Genocida(matar todo mundo sem piedade como um bom filho da puta).

RECEPÇÃO


Undertale foi universalmente bem recebido, com uma média de 94% no Metacritic a partir de 17 críticas, sendo que boa parte dos críticos elogiaram o humor presente no jogo e o sistema de batalha, que permite poupar a vida dos inimigos. Jim Sterling comentou sobre a existência de um sistema de "escolhas morais" mais sutil do que aquele presente em jogos como BioShock e Dishonored, com "decisões que podem ter efeitos a longo prazo."Ben Davis, do Destructoid, que também elogiou a moralidade das escolhas apresentadas ao jogador, disse que "um dos pontos forte de Undertale é seu maravilhoso grupo de personagens e seu senso de humor extremamente esperto."


Jack de Quidt, escrevendo para o site Rock, Paper, Shotgun, disse que o combate de Undertale é "completamente bizarro e extremamente genial", já que é possível vencer todas as batalhas pacificamente, e cada uma de maneira única. Jack também elogiou o humor presente no jogo, afirmando que "o jogo [o] fez rir em voz alta em várias ocasiões mas, mais importante do que isso, é que [Undertale] entende que este tipo específico de comédia em jogos precisa ser mais do que somente diálogos engraçados". Jack criticou o tamanho do jogo, dizendo que o final possui uma qualidade muito menor se comparado com o resto do jogo.

Austin Walker, do Giant Bomb, disse que, inicialmente, o humor e os sistemas presentes em Undertale "focavam nos estereótipos presentes em RPGs para consoles, como pontos de experiência, desafios com blocos, e vendedores, mas este estilo de subversão tinha perdido sua força." Porém, após jogar novamente, Walker notou como o jogo "pediu que [ele] considerasse a maneira como tinha jogado e tentasse continuar realizando os mesmos tipos de escolhas que antes." Walker chega à conclusão de que "Undertale deixa que você explore mais afundo quando quiser, e o recompensa ao seguir seu coração ao invés de sua personalidade consumativa."

 OPINIÃO DO PADEIRO

Esse jogo me fez sentir muita coisa diferente de uma vez
Quando eu joguei esse game pela primeira vez, eu não dei muita fé de que ele seria bom. Mas aí fui descobrindo que o jogo tinha uma pegada bem mais complexa e profunda do que eu havia pensado. Vai desde temas leves como amizade, família e perdão até quebras da quarta barreira (eu havia matado a Toriel na primeira vez que joguei então me arrependi e recomecei o jogo. Me borrei todo quando o personagem Flowey apareceu me dizendo que sabia que eu tinha matado ela, me arrependido e voltado atrás. Eu não me borrava assim desde que enfrentei o Psycho Mantis pela primeira vez no Metal Gear Solid do PlayStation 1).

O Game também ensina lições de moral dando ênfase em algo que muitas vezes a gente nem pensa quando joga algum game do gênero. O fato de que tipos de consequências o futuro iria trazer quando você tira a vida de alguém, e eu achei a sacada genial. Esse tipo de questão filosófica nos leva a refletir sobre a importância da vida(seja ela de um humano ou de um monstro).

Enfim, eis minha nota para o jogo:
5/5 pães

Toby Fox conseguiu criar um jogo bonito, com gameplay divertido, história envolvente, piadas e referências geniais e lições de moral profundas e bem aplicadas. Por isso merece a nota máxima de 5 pães. Eu joguei, finalizei e recomendo a todos a jogarem.

Undertale está à venda a R$ 20,00 na Steam.
Site oficial do Game 

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Um comentário:

  1. Essa é uma das maiores vantagens do mercado indie de games. Como eles não tem uma demanda alta pelos seus jogos, com expectativas elevadas como as franquias tradicionais, eles podem apostar e investir pesado em inovações.

    É a primeira vez que ouço falar desse jogo. Vou jogar quando tiver oportunidade.

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