Prepare-se para um jogo cheio de feels |
Undertale, por vezes grafado como UnderTale, é um game Indie de RPG com elementos de Bullet Hell desenvolvido por Toby Fox para Microsoft Windows e OS X. Undertale foi anunciado pela primeira vez em meados de 2013 e foi lançado para todo o mundo em 15 de setembro de 2015.
ENREDO
NÃO CONFIE NESSE FILHO DA PUTA |
You gonna have a bad time |
De acordo com o site oficial, o tempo de jogo médio é de 6 horas.
GAMEPLAY
"Bitch I'm Fabulous" |
Fora das batalhas, o jogo é principalmente focado em quebra-cabeças e nos diálogos, com uma grande ênfase em relações de caráter.
O jogo possui 3 finais diferentes dependendo de como você joga. O Pacifista(não matar ninguém e fazer amizade com os 3 monstros principais do jogo), o Neutro e o Genocida(matar todo mundo sem piedade como um bom filho da puta).
RECEPÇÃO
Undertale foi universalmente bem recebido, com uma média de 94% no Metacritic a partir de 17 críticas, sendo que boa parte dos críticos elogiaram o humor presente no jogo e o sistema de batalha, que permite poupar a vida dos inimigos. Jim Sterling comentou sobre a existência de um sistema de "escolhas morais" mais sutil do que aquele presente em jogos como BioShock e Dishonored, com "decisões que podem ter efeitos a longo prazo."Ben Davis, do Destructoid, que também elogiou a moralidade das escolhas apresentadas ao jogador, disse que "um dos pontos forte de Undertale é seu maravilhoso grupo de personagens e seu senso de humor extremamente esperto."
Jack de Quidt, escrevendo para o site Rock, Paper, Shotgun, disse que o combate de Undertale é "completamente bizarro e extremamente genial", já que é possível vencer todas as batalhas pacificamente, e cada uma de maneira única. Jack também elogiou o humor presente no jogo, afirmando que "o jogo [o] fez rir em voz alta em várias ocasiões mas, mais importante do que isso, é que [Undertale] entende que este tipo específico de comédia em jogos precisa ser mais do que somente diálogos engraçados". Jack criticou o tamanho do jogo, dizendo que o final possui uma qualidade muito menor se comparado com o resto do jogo.
Austin Walker, do Giant Bomb, disse que, inicialmente, o humor e os sistemas presentes em Undertale "focavam nos estereótipos presentes em RPGs para consoles, como pontos de experiência, desafios com blocos, e vendedores, mas este estilo de subversão tinha perdido sua força." Porém, após jogar novamente, Walker notou como o jogo "pediu que [ele] considerasse a maneira como tinha jogado e tentasse continuar realizando os mesmos tipos de escolhas que antes." Walker chega à conclusão de que "Undertale deixa que você explore mais afundo quando quiser, e o recompensa ao seguir seu coração ao invés de sua personalidade consumativa."
OPINIÃO DO PADEIRO
Esse jogo me fez sentir muita coisa diferente de uma vez |
O Game também ensina lições de moral dando ênfase em algo que muitas vezes a gente nem pensa quando joga algum game do gênero. O fato de que tipos de consequências o futuro iria trazer quando você tira a vida de alguém, e eu achei a sacada genial. Esse tipo de questão filosófica nos leva a refletir sobre a importância da vida(seja ela de um humano ou de um monstro).
Enfim, eis minha nota para o jogo:
5/5 pães
Toby Fox conseguiu criar um jogo bonito, com gameplay divertido, história envolvente, piadas e referências geniais e lições de moral profundas e bem aplicadas. Por isso merece a nota máxima de 5 pães. Eu joguei, finalizei e recomendo a todos a jogarem.
Undertale está à venda a R$ 20,00 na Steam.
Site oficial do Game
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Essa é uma das maiores vantagens do mercado indie de games. Como eles não tem uma demanda alta pelos seus jogos, com expectativas elevadas como as franquias tradicionais, eles podem apostar e investir pesado em inovações.
ResponderExcluirÉ a primeira vez que ouço falar desse jogo. Vou jogar quando tiver oportunidade.