quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Swordplay: das batalhas medievais até os dias de hoje

eles podem tirar nossas vidas, mas não podem tirar a nossa liberdade!
Faz um tempo que eu venho querendo falar sobre esse assunto aqui no blog, mas a preguiça e a procrastinação sempre me faziam adiar. Enfim tomei  ̶v̶e̶r̶g̶o̶n̶h̶a̶ ̶n̶a̶ ̶c̶a̶r̶a̶  coragem para falar desse incrível esporte ( no qual eu mesmo participo também). O Swordplay.



O Clã Gungnirvich. Fortaleza-CE

Swordplay é o nome dado ao esporte que simula uma batalha entre combatentes equipados com réplicas de espadas ou instrumentos de combate revestidos com espuma para garantir a segurança dos participantes envolvidos.


 Muitas pessoas gostam de jogos e filmes com temática medieval. No Swordplay é possível participar de combates, jogos e dinâmicas que envolvem batalhas com espadas, machados, escudos, arcos e outros equipamentos inspirados no período medieval. As armas são feitas de espuma macia para que ninguém se machuque.



O Swordplay é descendente direto dos LARPs, também chamados de RPG Live, uma espécie de teatro improvisional, onde os jogadores interpretam personagens dentro de uma história previamente contada. No LARP estilo Swordplay, os jogadores utilizam-se de armas acolchoadas, dai o nome "Foam weapon", para encenar episódios de luta em histórias fantástico-medievais.
Após um tempo, alguns grupos deixaram as encenações de lado, utilizando as "armas" para treinos de esgrima histórica, desenvolveram-se então, competições, simulações de guerra e diversas outras modalidades.






Confederação Brasileira de Esgrima lista uma série de benefícios advindos desse esporte, que em sua maioria podem advir também da prática do Swordplay :
  • Aumento da acuidade visual;
  • Desenvolvimento da agilidade nos pensamentos e movimentos, fazendo com que o atleta aja em um tempo extremamente curto;
  • Aumento da acuidade auditiva e tátil;
  • Aumento da concentração e do equilíbrio;
  • Desenvolvimento de coordenação perfeita dos movimentos;
  • Incremento da destreza mental;
  • Aumento da força de explosão;
  • Desenvolvimento de flexibilidade;
  • Aumento da força;
  • Desenvolvimento do raciocínio e de reflexos rápidos;
  • Aumento da resistência muscular;
  • Desenvolvimento da criatividade; e
  • Aumento da autoconfiança e da autoestima.




REGRAS

Áreas destacadas de vermelho contam como advertência.
Áreas destacadas de verde contam como dois pontos.
Áreas destacadas de azul contam como um ponto.
Áreas destacadas de Amarelo contam como golpe nulo, ou seja, a batalha continua.
O lutador que alcançar a pontuação definida (normalmente é 2 pontos) ganha.
Uma advertência vale como menos um ponto para quem atacou.
Caso a mão não estiver segurando nenhuma arma, ela vale como área azul. se estiver segurando uma arma, vale como área amarela.
Caso o pé esteja fora do chão, vale como área azul, do contrario vale como área amarela.
Nunca discutir com o juiz, o ponto que ele marcou deve ser respeitado.
EM FORTALEZA
 O Swordplay é um esporte existente por todo o território nacional. Aqui em Fortaleza, há três clãs conhecidos. Os Filhos de Odin, o Império Kyodai e o Gungnirvich (que por sinal, é o clã que eu faço parte).
O clã Gungnirvich é um clã de swordplay de Fortaleza-CE fundado no dia 8 de agosto de 2014.
Os fundadores foram Milton Barbosa, o antigo rei (líder) do clã, Victor Mesquita, que na época era o vice-líder porem atualmente ele é o Rei, Rubens Miná, que atualmente é conselheiro e responsável por esse site e o Pedro Lucas (mais conhecido no clã como kid), que é conselheiro e responsável pela pagina do Facebook. 
 O Gungnirvich não demorou muito para crescer, pois teve bastante divulgação pelo encontro de semideuses, um grupo de leitores de Percy Jackson bastante conhecido. Além dos semideuses divulgamos bastante no SANA, um evento de games, animes e entre outros que ocorre aqui em Fortaleza. Hoje o clã está muito bem e continua crescendo, criamos a aliança com o clã Filhos de Odin

Minha foice de Swordplay. É, sou muito legal e Descolado

Brinde: Tutorial de como fazer sua própria espada de Swordplay



Site do Clã Gungnirvich

Página do Facebook

Instagram 

Nenhum comentário:

Postar um comentário