sábado, 28 de novembro de 2015

Padeiro Por Um Dia: Não, o próximo Capitão América NÃO é só sobre Steve e Bucky.


Pois é meus queridos, devido a   ̶p̶r̶e̶g̶u̶i̶ç̶a̶  provas finais do semestre na faculdade, eu passei um bom tempo sem postar nada aqui no Padaria. Então um Leitor me mandou um texto e pediu para que eu o postasse. Isso me deu a ideia de uma vez por mês postar um artigo feito por um leitor aqui no blog. Então aqueles que quiserem seu artigo aqui, mandem uma mensagem para nós pela página do Facebook.

O Artigo de hoje foi escrito pelo Leitor Allan Fernandes. Aproveitem, dissertem, reflitam, comentem e compartilhem.

NÃO, NÃO É SÓ SOBRE BUCKY E STEVE






CAPITÃO AMÉRICA 3: GUERRA CIVIL

O trailer de Capitão América: Guerra Civil já foi lançado, curtido e criticado pelo fandom do UCM. Hoje mesmo vi alguns comentários sobre o filme, comparando o evento das HQs com o enredo principal do filme, e devo dizer que as comparações são, no mínimo, de fazer rir.

A comparação que eu vi fazia uma extensa exposição num infográfico, mostrando as causas e diversas consequências do evento que desencadeou a Guerra Civil. Faltou ainda UM MONTE de coisas, como o envolvimento dos Illuminati, a vingança pessoal do Wolverine e do Namor contra o Nitro etc.

Mas o problema não é a exposição resumida do evento.

O problema foi a alegação de que a trama de Guerra Civil gira única e exclusivamente na amizade entre Steve Rogers e Bucky Barnes.

O filme tem data de estréia para 5 de Maio de 2016
Até na hora de defender o filme, tem quem se atrapalhe, dizendo que o filme é uma ADAPTAÇÃO e por isso não precisa ser fiel. É verdade, mas não totalmente. O UCM acontece em um universo paralelo da Marvel. O mainstream dos quadrinhos é a Terra 616 enquanto o UCM é a Terra 199999. Então, mesmo sendo uma adaptação pro cinema (e pra TV), o UCM é um universo à parte, com eventos à parte e sem nenhuma necessidade de refletir de maneira totalmente fiel os eventos da Terra 616. Transformar o UCM em um universo paralelo foi uma excelente jogada, nesse sentido.

Apesar das limitações de direitos sobre franquias de filmes limitarem a extensão do alcance dos eventos no filme do Capitão, não existe qualquer razão plausível pra acreditar que o filme só vai falar de Steve e Bucky.

As Guerras Civis nas Terras 616 e 199999 tem origens distintas. Na primeira, o gatilho para a Guerra foi a explosão de uma escola nos EUA por um super humano, mais especificamente, um supervilão chamado Nitro que estava sendo perseguido pelos protagonistas de um reality show com super-heróis (ponto pela crítica aos BBBs, Kardashians and stuff). Na segunda, o gatilho foi o desastre de Sokovia, retratado em Vingadores 2 - Era de Ultron.

Só aí, você já consegue ver a diferença brutal nas consequências dos dois gatilhos? Não?

No primeiro caso, o evento em si dizia respeito ao território e à legislação dos EUA. Esse tipo de momento histórico é observado e repercutido em todo mundo, desde que aconteça nos EUA. Exemplo claro disso foi a campanha de avatar colorido após a aprovação do casamento entre pessoas do mesmo sexo por lá.

Já no segundo, além do desastre ter atingido todo um país, o responsável indireto pelo desastre foi Tony Stark, um dos Vingadores. Logo de cara, o aspecto do desastre é global, com a possibilidade, inclusive, de desencadear uma guerra mundial.

Isto posto, em ambos os casos, a resposta para esses desastres foi a criação de um ato de registro de super-humanos (ou dotados -- gifted --, como ficaram conhecidos os supers no UCM) para submeter as pessoas que, até então, agiam sem quaisquer restrições.

Não só isso, mas quem acompanha Agents of SHIELD já viu que em resposta imediata, o governo dos EUA criou o ATCU -  Advanced Threat Containment Unit (Unidade de Contenção de Ameaças Avançadas), para neutralizar quaisquer ameaças de supers dentro do território dos EUA, o que já é um primeiro passo bem claro na direção da lei de registro.

Outra coisa que permanece igual é o fato de que o Homem de Ferro apoia a lei pra "ficar do lado certo da história". A diferença é que na Terra 199999, boa parte da motivação dele é culpa por ter feito merda. E ele fez merda mesmo.

Ainda outra coisa que vale ressaltar é a participação do Rei T'challa de Wakanda, o Pantera Negra. Diferente de todos os outros super-heróis apresentados até agora, ele não só é um herói como também é um chefe de estado. Isso explica por que ele evitou se envolver na questão da Lei de Registro dos EUA na Terra 616, a princípio.

... mas na Terra 199999, a participação direta dele (ainda mais depois da missão dos Vingadores em Wakanda) é até esperada, uma vez que os herois que não se registrarem vão representar uma ameaça em escala global.


Escolha.

Então, amiguinhos, espero sinceramente ter convencido alguém de que sim, dá pra esperar muita coisa boa em Capitão América: Guerra Civil. O Hype Train não está indo rápido demais e os Irmãos Russo já mostraram que são bastante competentes quando o assunto é Capitão América.

Podem esperar ansiosos pelo filme sim. Se acharem ruim, arremessem o primeiro escudo de Vibranium que encontrarem na cabeça dos reclamões.






Confira o Trailer do filme abaixo.



Espero que tenho gostado do artigo do Allan. Mandem suas sugestões e seus próprios artigos se quiser compartilhar sua opinião sobre algum assunto. E antes de me despedir....
... EU QUERO IMAGENS DO HOMEM ARANHA!
Até a próxima gente bonita!

Um comentário: