sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Disney e a sua 1ª magia

De semana passada para hoje, passando por algumas madrugadas sem dormir por ansiedade, vagando pelo youtube me bateu a saudade dos tempos simples da infância. E claro que fui ver vídeos que no meu tempo eram vistas com pouca (ou muita) frequência pelas crianças: vídeos das cenas músicais da animação Disney.

Entre Hércules, Mulan, Spirit (ao qual não tenho muito apego), A Bela e a Fera com o "Mister Fanfarra" Gaston, me veio a saudade de uma obra ímpar e muito marcante: Branca de Neve. Sim amigos, essa animação é uma verdadeira obra prima das animações. Traços dos desenhos, movimentação, dublagem e músicas são todas feitas com cuidado e com alta qualidade. Realmente, Walt Disney era um cara bem a frente de seu tempo.

Pouco tempo atrás eu acreditava que esse filme era dos anos 80 ou 90, mas para meu espanto, descobri que era de 1937! Inacreditável, não acham?
Outra coisa que descobri (e não sei se é verdade, por favor me corrijam se for mentira), é que todos os quadros (ou frames) foram feitos a mão!! Parem e analisem aqui: imaginem o trabalho que deve ter sido fazer essa animação quadro por quadro. Não duvido que algum dos desenhistas tenham tido L.E.R.. Hahahaha

O filme foi anunciado em 1933, mas só ficou pronto para ser lançado quatro anos mais tarde. Naquele tempo as animações passavam nos cinemas, porém, eram curtas metragens e em preto e branco. O Estúdio Disney já fazia esses curtas com Mickey Mouse e Silly Symphonies, mas Walt Disney pensou além e disse "Vamos fazer um longa de animação colorida.". Ele simplesmente chegou a penhorar a própria casa para financiar essa empreitada perigosa. Os produtores de Hollywood já chamavam de "A loucura Disney" por causa de sua demora e ousadia em algo que, pra eles, não daria certo. Porém, caros leitores, na vida os vencedores são aqueles que se arriscam em algo. Nem preciso dizer o que aconteceu, mas só direi aqui os números: O filme estava primeiramente orçamentado para custar 250 mil dólares de produção (valor dez vezes maior do que era gasto em Silly Symphonies) e no final chegou a quase 1,5 milhões.  O longa foi estreado no Carthay Circle Theatre em 21 de Dezembro de 1937 e seu lançamento nacional foi dia 4 de Fevereiro de 1938, que neste mesmo lançamento, seu faturamento foi de 8 milhões de dólares (quase oito vezes mais do que havia empreendido)!

Agora vamos para a parte musical e dublagem, pois elas andam juntas. A original é sem dúvida impecável e as músicas também. Agora a dublagem brasileira tem aquele toque a mais. A naturalidade das falas, a interpretação que cada dublador coloca ali, as canções... Lindo! A música Heigh Ho ou Eu vou (não a de funk, pelo amor de DEUS!) ficou bem melhor de se ouvir em português.

Bem galera, meio que sai do que me proponho postar aqui, mas a inspiração veio e tive de fazê-lo. Agora na próxima postagem eu acredito que muitos vão curtir, ou ficarem muito putos. Hahahaha Comentem aqui ou na página se gostaram ou não e não esqueça de falar e compartilhar para seus amigos.



Nota: Isso foi meio que influência do meu amigo Guilherme Rodrigues, que no final do Sana estávamos no R.H., mais um bocado de gente cantando músicas da Disney. Hahaha Abraços a galera do Apoio.

Um comentário: