quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Vitas: Por tras do meme.

Sedução russa.

E ai galera! Tudo toppergleydson? Então, pela imagem e título da matéria já devem ter notado sobre o que vou falar aqui. Eu pensei que ia só falar sobre os memes e tudo mais, porém o artista em si conseguiu me deixar perplexo e até o presente momento, ainda em estado de choque. Sinceramente, não esperava mesmo.


Pode não parecer, mas quando vou falar sobre esses artistas que geral tem um guilty pleasure (ou no nosso dicionário cearensês é descrito como gosto incubado), eu chego a escutar em torno de 5 músicas ou até mesmo um álbum. Sério, tirando a 7th Element das que escutei, o restante é música com uma letra séria. A Smile!, que tem viralizado como meme atualmente, contém uma letra linda, por sinal onde deixarei a tradução logo abaixo do vídeo.


Sorria! Se a chuva lá fora não parar
Sorria! Se você falhou em alguma coisa
Sorria! Se a felicidade for coberta pelas nuvens
Sorria! Mesmo que sua alma tenha arranhado um pouco
Sorria! E você verá como tudo mudará

Sorria! A chuva irá parar e o chão será coberto por neve
Sorria! E sua angústia irá passar
Sorria! E então sua alma irá começar a viver

Velho, tira as high notes que não vejo necessidade de ter (mas parece que funcionaram pra chamar a atenção e conseguiram) e foca na mensagem que a música quer te passar, fora o sorriso e o olhar 43 do rapaz. A sua reação inicial em apenas ouvir é certamente rir e pensar "Que cara mais engraçado!". Eu tive isso e admito que é difícil levar ele a sério quando se tem contato logo de primeira com a música do "blulululululu" e até com esta acima. Porém, quando ouvi o Ópera 2, The Star e Skyfall, fiquei surpreso com a qualidade das músicas (certo que a última citada não é dele, mas ouçam) e das letras.

Admita: Homão da porra, não é verdade?
Um resumo rápido sobre a carreira artística de Vitas: a primeira notoriedade que ele teve na Rússia foi em 2002 em um clipe "estranho" até para os padrões russos, onde ele era um híbrido de homem com peixe e soltando o gogó com aqueles falsetes de MC Melody, porém afinados. A música e o figurino clipe do 7th Element são inspirados no filme que fez sucesso na época, O Quinto Elemento, então não preciso comentar que o próprio público russo já esperava isso dele. Atualmente ele faz turnê em toda a Rússia cantando músicas antigas, dos tempos da Guerra Fria e de quando vovó era moça bonita e perfumada, onde seu público fiel é formado por... aposentados. Ele é o terror da 3ª idade. Curiosamente, o Padeiro Santana me informou que ele é o cara que tem um fandom absurdo na China. Inicialmente ri e falei que não era muito parâmetro não, mas agora até entendo o porquê. Irei deixar os três vídeos que citei, em sequência, e depois deixarei uma menção honrosa ao vídeo do canal Onde Está Wally que, acidentalmente, assisti uma russa falando sobre ele e em português. E esse foi mais um post sem saber pra onde ir mas com a certeza de ter descoberto algo que de maneira inacreditável comecei a gostar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário