segunda-feira, 3 de julho de 2017

Homestuck: De onde veio o Cal?

Inicio esse artigo com essa épica foto do Padeiro Cage e do Cal ao lado de Bruno Sutter, o Lendário Detonator
Bom dia, boa tarde, boa noite pãezinhos galácticos do meu coração. Volto depois de um longo periodo sumido (mais precisamente quase seis meses), devido a rotina de faculdade, curso técnico e por ter perdido todos os arquivos do blog salvos no meu pc (incluindo os arquivos onde estava o emulador e os saves do meu gameplay Nuzlocke) porque a fonte e o HD queimaram.

Pois bem, quem conhece o blog há um certo tempo já deve conhecer o nosso mestre maligno mascote, Cal...
Oi

... Que vez ou outra aparece em nossos vídeos e fotos nossos. Hoje vocês saberão de onde ele vem originalmente.




Um jovem rapaz está no seu quarto. E assim começa uma longa, incrível e complicada aventura.
Homestuck ("preso em casa", numa tradução literal) é uma webcomic de comédia e ficção científica escrita, ilustrada e animada por Andrew Hussie, lançada em 13 de Abril de 2009, e chegou ao sua conclusão recentemente, no dia 13 de Abril de 2016. A história consiste nas aventuras de quatro crianças que acidentalmente causam o fim do mundo ao instalarem um jogo de computador.


ENREDO:

Da esquerda para a direita: John Egbert, Rose Lalonde, Dave Strider e Jade Harley
Homestuck começa com o jovem de 13 anos John Egbert recebe por correio uma cópia beta de um jogo chamado SBURB. Instalar o jogo em seu computador acaba resultando uma chuva de meteoros. John só sobrevive porque ele sua casa são transportados para um planeta diferente em outra dimensão.

Seus amigos, Rose, Dave e Jade também acabam entrando no jogo e descobrem que acidentalmente destruíram a Terra, e seu dever é jogar o Game e criar um novo universo.

Os trolls.

A medida que a história avança, as crianças são importunadas por um grupo de doze trolls de internet, que haviam jogado uma versão do jogo antes. Após um tempo é descoberto que os trolls não são humanos, e sim uma raça alien realmente chamada Trolls. As duas espécies devem cooperar para finalizar o jogo e salvar a realidade da condenação.

Estilo de narrativa:

A premissa básica de Homestuck foi inspirada em jogos como The Sims, Spore e Earthbound. A aventura é caracterizada por mistério, viagens no tempo e dezenas de referências a cultura pop em geral (principalmente a filmes ruins do Nicolas Cage) e cultura da internet.
Sim. Homestuck tem personagem para caralho


A história é dividida em "Atos" como uma peça de teatro, e é contada através de imagens, gifs, logs de texto e até mesmo por complexas animações em flash e minigames em HTML5, utilizando músicas por contribuição de outros artistas, dentre eles Toby Fox (criador do game Undertale).

Por ser uma história muito extensa e complexa, principalmente por envolver viagens no tempo, se você não prestar atenção, pode deixar passar detalhes importantíssimos.


Fanbase

Sendo uma história com literalmente mais de 8000 páginas, Homestuck possui um fandom incrivelmente grande, com cerca de mais de um milhão de acessos no site POR DIA, chegando ao ponto que as animações de Homestuck fizeram o site Newgrounds sair do ar porque os servidores não suportaram o número de acessos. De longe a fanbase de Homestuck é uma das que mais produz conteúdo, com fanarts, animações próprias e até compondo músicas relacionadas a história da webcomic. Chegaram até a produzir screenshots fakes de uma suposta "versão anime" de Homestuck.



"Ok, Santana, já entendi o que é Homestuck e vi que você é um fã dessa parada. Mas o que o Cal tem a ver com isso?"

Calma criança. Vou explicar...

Lil'Cal é um dos personagens mais estranhos e ao mesmo tempo um dos mais importantes da história. Aparece pela primeira vez como uma das marionetes do personagem Bro Strider (no qual eu baseei meus óculos escuros). Depois é visto em outras cenas sem motivo aparente. Eu até contaria mais coisas, mas se eu falar mais já vai ser um Spoiler enorme na história.
Bro e Cal lutando juntos de forma Legal e Descolada
Aos que me conhecem, sabem que sou cosplayer. Então. Quando fiz meu primeiro cosplay de Homestuck, eu encomendei de uma artesã de crochê uma réplica de Lil'Cal. Devido aos fatores tempo e dinheiro, ele saiu menor do que o esperado. Mas isso não foi problema nenhum e o cosplay deu certo. Passado o evento, acabei me apegando. Agora o irmão pirangueiro da Annabele decora minha estante e de vez em quando me acompanha nos eventos que o Padaria 42 cobre.

Agora vocês sabem a história do cal, meus caros compadres e comadres, e aqui encerro mais um artigo. Se Homestuck te interessou, clique nos links abaixo e comece a ler agora mesmo.

Site da Webcomic
Versão PT-BR (ainda em processo de tradução)
Música oficial
Música feita por fãs

Um comentário:

  1. "Irmão pirangueiro da Annabele." AUEHUAHEUAHEUAHEAUEUAHEUAHUEAHUEAUEHAHEUAEAUEHAUEHAUEHAUHEAUEHUHU
    PUTA QUE PARIU, SANTANNA!

    ResponderExcluir