#Gaspar
Nas biqueira
de ir ao ar o Oscar 2016 e conhecermos os futuros vencedores, trago-lhes uma
lista honesta pautada nos achismos estudos dos favoritos a determinadas
categorias.

Ah sim! Roteiro Adaptado, mesmo sendo uma categoria nem
tão técnica assim, ficará de fora porque não conferi as obras que deram
origem aos roteiros – uma pena :(
Dessa forma,
dividirei minha lista em três critérios que julgo interessantes: filmes favoritos, gosto do padeiro,
filmes injustiçados e/ou zebra da
vez. Assim, conseguirei contemplar não somente palpites, mas algumas
polêmicas que todo ano surgem, principalmente, desde as últimas premiações.
E não se
preocupem, quando comentar a lista dos indicados a melhor ator, abordarei o
caso Leo DiCaprio :D.
Categoria de Efeitos Visuais (Porque é uma das poucas que sempre foge
do marasmo de sempre e contempla Blockbusters)
![]() |
Ex-machina |
![]() |
Mad Max: Estrada da Fúria |
![]() |
Perdido em Marte |
![]() |
O Regresso |
![]() |
Star Wars: O Despertar da Força |
Filmes favoritos: como em boa parte das indicações, pois eles foram
indicados a tudo que puderam ter sido, Mad
Max e O Regresso são os grandes
favoritos a esta indicação – mesmo com o lobby absurdo feito por Star Wars nos últimos meses.
Gosto do padeiro: meu
coração está dividido nesta categoria, devo confessar. Apesar de meu enorme
carinho por Star Wars e eu realmente
desejar que ele leve algum careca dourado para casa, nem que seja um!, o
trabalho realizado por Mad Max e O Regresso é excepcional.
Os filmes de George Miller e Alejandro González Iñárritu, respectivamente,
mesclam perfeitamente o digital e o efeito prático e em vários momentos beiram
a perfeição. Contudo, fico com Mad Max porque certos CGI de O Regresso deixam a
desejar, muitas vezes após nos deslumbrarmos com alguma firula técnica do
diretor exibido, algo que quebra a imersão.
Injustiçados: qualquer
Blockbuster do ano passado que não foi contemplado por culpa de Ex-Machina e
seus bons efeitos, mas que nada de extraordinário ou revolucionário apresenta.
É só puxar da memória, leitor!
Categoria de Trilha Sonora Original (Porque tem Ennio Fuckin Morricone
indicado!)
Carol, Carter Burwell
Os Oito Odiados, Ennio Morricone
Sicario, Jóhann
Jóhannsson
Star Wars: O Despertar
da Força, John Williams.
Filmes favoritos: por se tratarem de dois gigantes, monstros, por
assim dizer, temos John Williams e Ennio Morricone como os grandes favoritos da
noite.
Gosto do padeiro: sério, não dar o caneco para Star Wars me parte o
coração! Mas gente, pera lá, é Ennio Morricone! Tudo que esse cara já fez pelo
cinema com suas marcantes trilhas sonoras de faroeste e nunca ter sido
indicado é um pecado! Mesmo que a trilha não seja tão presente na obra, ouvi-la
no início dos Oito Odiados, e sentir o coração batendo em uníssono junto aos
tambores do cara, é sensacional! P.S.:
pra você leitor, que não conhece o trabalho do gênio, é só fazer uma lista com
pelo menos cinco músicas icônicas de faroeste e eu garanto que, pelo menos,
umas três serão dele.
Zebra: mais uma vez, por se tratar de dois gigantes, a zebra
possível é que os votantes da academia ao tentarem ser imparciais, acabarem
dando o prêmio para outro filme. Mas enfim, por incrível que pareça, as trilhas
de Morricone e Williams não são realmente as melhores dentre os indicados ‘-‘
Categoria de Animação
Anomalisa, Charlie Kaufman, Duke Johnson and Rosa Tran
O Menino e o Mundo, Alê Abreu
Divertida Mente, Pete Docter e Jonas Rivera
Shaun the Sheep Movie,
Mark Burton e Richard Starzak
When Marnie Was There,
Hiromasa Yonebayashi e Yoshiaki Nishimura
Filme favorito: sim,
no singular! Ou você realmente achava que com um filme Disney/Pixar na lista, e
que ainda marca o retorno das produtoras a películas originais e realmente
excelentes, outro ganharia em seu lugar? A academia é muito previsível.
Gosto do padeiro: Anomalisa.
Animação adulta, com uma técnica de Stop Motion estilizada e de encher os
olhos! Emocionante... Se você chorou com Divertida Mente, como eu :D, você
terminará este filme destruído!
Quem poderia ganhar, mas não vai (critério surpresa): O Menino e o
Mundo é um filme brasileiro e que, assim como Anomalisa, possui uma estética
toda diferentona e com um adicional: mesmo não possuindo diálogos, ainda sim,
com um roteiro primoroso, cativa a qualquer um. A indicação, pelo menos,
espalha esta belíssima obra a um público mais amplo.
Categoria de Roteiro Original
Ponte dos Espiões, Matt Charman, Ethan Coen e Joel Coen
Ex-Machina, Alex Garland
Divertida Mente, Pete Docter, Meg LeFauve, Josh Cooley; História
original de Pete Docter, Ronnie del Carmen
Spotlight, Josh Singer
e Tom McCarthy
Straight Outta Compton,
Jonathan Herman and Andrea Berloff; História original de S. Leigh Savidge &
Alan Wenkus e Andrea Berloff
Filmes Favoritos: Ponte dos Espiões e Spotlight são os queridinhos
para levarem esta categoria. Um porque se trata do roteiro, muito bom por
sinal, de dois queridinhos da academia e que também são diretores, os irmãos
Coen, e o outro, por se tratar de um tema espinhoso e corajoso para ser
abordado em um filme com grande visibilidade.
Gosto do padeiro: mais uma vez, fico dividido em dois filmes.
Straight Outt Compton e Ex-Machina me conquistaram de uma forma assustadora,
até porque, ao assisti-los por obrigação, acabei me deparando com excelentes
obras que me cativaram bastante. Se qualquer um dos dois levasse, eu estaria
extremamente feliz.
Zebra: olha um filme da Disney/Pixar aí, gente! Brinks, o roteiro é
realmente muito bom e será merecido se ganhar esta categoria hehehe.
Categoria de Filme em Língua Estrangeira (Não vi nenhum deles, mas tá
aqui para eu expor minha revolta!)
O Abraço da Serpente (Colômbia);
Cinco Graças (França);
O Filho de Saul (Hungria);
Theeb (Jordânia);
A War (Dinamarca).
Filme favorito: O Filho de Saul.
Gosto do padeiro: A Abraço da Serpente, por se tratar de um filme
sul-americano.
Injustiçado: Sério, gente, cadê Que horas ela volta? Sinceramente, um pecado horrível ele não
tá nessa lista!
Categoria de Melhor Atriz Coadjuvante
Jennifer Jason Leigh, "Os Oito Odiados";
Rooney Mara,
"Carol";
Rachel McAddams,
"Spotlight: Segredos Revelados";
Alicia Vikander, "A Garota Dinamarquesa";
Kate Winslet, "Steve Jobs".
Atriz favorita: Kate
Winslet tá levando todas as premiações pré-Oscar, fazendo o verdadeiro rapa.
Digo que merecidamente, pois Steve Jobs nem é um filme tão bom, mas as atuações
dela e do Fassbender Magneto! cof cof, carregam o filme de boas e você acaba
passando batido pelos defeitos da obra. E olha que eles não são poucos, ou
seja, mérito para a atriz e o parceiro.
Gosto do padeiro: Jennifer Jason Leigh e Alicia Vikander estão
excelentes em seus filmes e apesar dos elogios a Kate Winslet, acho elas duas
muito melhores e em obras superiores a Steve Jobs. Por isto, gostaria que o
prêmio fosse para algumas delas e não para a Rose a Winslet.
Injustiçados: galera, agora vai começar o “papo chato” e não, não é
vitimismo! Tá faltando sim indicados negros no Oscar e a campanha #OscarSoWhite
é importante e serve para que a discussão não fique silenciada, que ela seja
levada a todos e para que uma solução seja pensada. Contudo, não sei se um
boicote seria a melhor solução, visto que tem toda uma questão de como ocorre
os votos da academia é o que realmente influencia nisto e não um racismo tão
explícito quanto aparenta, o que também não o deixa de ser. Ao que parece,
tamanha foi a repercussão da campanha – ainda bem! –, toda a premiação vem
sendo reformulada para os próximos anos. O que eu sei é o seguinte: há todo um
papo de que tudo o que foi dito sobre o ocorrido é uma besteira e o motivo de
negros não virem sendo indicados é o fato deles não estarem atuando tão bem
quanto brancos, ou seja, papinho extremista. Galera, acorda, são várias
premiações seguidas com isto ocorrendo! 2016 não foi o primeiro ano e se a
campanha não fosse realizada, tudo permaneceria como estava. Sem contar, os
anos do século passado em que atuações e trabalhos de negros no cinema foram
negligenciados. Enfim, como tal, com a devida importância dada a #OscarSoWhite,
darei minha contribuição com atores e diretores que deveriam ter sido indicados
por seus papéis e trabalhos e que, em alguns casos, atuaram melhor ou dirigiram
de maneira primorosa em seus respectivos filmes. Quando eu não tiver indicação,
pois não vi muitos filmes ano passado fora os que foram indicados e os velhos
Blockbusters de sempre, repetirei este parágrafo para quem não entendeu o que
foi escrito. Obrigado! :D.
Categoria de Melhor Ator Coadjuvante
Christian Bale, "A Grande Aposta";
Tom Hardy, "O Regresso";
Mark Ruffalo,
"Spotlight";
Mark Rylance, "Ponte dos Espiões";
Sylvester Stallone, "Creed".
Ator favorito/Gosto do padeiro: vencedor do Globo de Ouro, Stallone vem sendo cotado como o favorito devido ao seu histórico anterior de indicação
ao Oscar. Anteriormente, ele fora indicado em 1976 pelo mesmo papel em que
reprisa neste filme. Desta vez, minha preferência bate com o palpite do
favorito, pois Stallone sempre nos emociona quando encarna o Garanhão Italiano, e em Creed, não é diferente. Um exemplo a ser seguido!
Zebra: mesmo com os outros excelente trabalhos na lista, qualquer
um que ganhe e não seja o Stallone será uma zebra! :D.
Injustiçados: galera, agora vai começar o “papo chato” e não, não é
vitimismo! Tá faltando sim indicados negros no Oscar e a campanha #OscarSoWhite
é importante e serve para que a discussão não fique silenciada, que ela seja
levada a todos e para que uma solução seja pensada. Contudo, não sei se um
boicote seria a melhor solução, visto que tem toda uma questão de como ocorre
os votos da academia é o que realmente influencia nisto e não um racismo tão
explícito quanto aparenta, o que também não o deixa de ser. Ao que parece,
tamanha foi a repercussão da campanha – ainda bem! –, toda a premiação vem
sendo reformulada para os próximos anos. O que eu sei é o seguinte: há todo um
papo de que tudo o que foi dito sobre o ocorrido é uma besteira e o motivo de
negros não virem sendo indicados é o fato deles não estarem atuando tão bem
quanto brancos, ou seja, papinho extremista. Galera, acorda, são várias
premiações seguidas com isto ocorrendo! 2016 não foi o primeiro ano e se a
campanha não fosse realizada, tudo permaneceria como estava. Sem contar, os
anos do século passado em que atuações e trabalhos de negros no cinema foram
negligenciados. Enfim, como tal, com a devida importância dada a #OscarSoWhite,
darei minha contribuição com atores e diretores que deveriam ter sido indicados
por seus papéis e trabalhos e que, em alguns casos, atuaram melhor ou dirigiram
de maneira primorosa em seus respectivos filmes. Quando eu não tiver indicação,
pois não vi muitos filmes ano passado fora os que foram indicados e os velhos
Blockbusters de sempre, repetirei este parágrafo para quem não entendeu o que
foi escrito. Obrigado! :D.
Categoria de Melhor Atriz (Das atrizes abaixo, posso julgar somente o
trabalho de Brie Larson em O Quarto de Jack, pois foi o único dos filmes que eu
vi :( E como isto seria injusto, fica somente o protesto do #OscarSoWhite em pauta)
Cate Blanchet,
"Carol";
Brie Larson, "O Quarto
de Jack";
Jennifer Lawrence,
"Joy";
Chartlotte Rampling,
"45 anos";
Saoirse Ronan,
"Brooklyn".
Injustiçados: galera, agora vai começar o “papo chato” e não, não é
vitimismo! Tá faltando sim indicados negros no Oscar e a campanha #OscarSoWhite
é importante e serve para que a discussão não fique silenciada, que ela seja
levada a todos e para que uma solução seja pensada. Contudo, não sei se um
boicote seria a melhor solução, visto que tem toda uma questão de como ocorre
os votos da academia é o que realmente influencia nisto e não um racismo tão
explícito quanto aparenta, o que também não o deixa de ser. Ao que parece,
tamanha foi a repercussão da campanha – ainda bem! –, toda a premiação vem
sendo reformulada para os próximos anos. O que eu sei é o seguinte: há todo um
papo de que tudo o que foi dito sobre o ocorrido é uma besteira e o motivo de
negros não virem sendo indicados é o fato deles não estarem atuando tão bem
quanto brancos, ou seja, papinho extremista. Galera, acorda, são várias
premiações seguidas com isto ocorrendo! 2016 não foi o primeiro ano e se a
campanha não fosse realizada, tudo permaneceria como estava. Sem contar, os
anos do século passado em que atuações e trabalhos de negros no cinema foram
negligenciados. Enfim, como tal, com a devida importância dada a #OscarSoWhite,
darei minha contribuição com atores e diretores que deveriam ter sido indicados
por seus papéis e trabalhos e que, em alguns casos, atuaram melhor ou dirigiram
de maneira primorosa em seus respectivos filmes. Quando eu não tiver indicação,
pois não vi muitos filmes ano passado fora os que foram indicados e os velhos
Blockbusters de sempre, repetirei este parágrafo para quem não entendeu o que
foi escrito. Obrigado! :D.
Categoria de Melhor Ator (Finalmente! :D)
Bryan Cranston, "Trumbo";
Matt Damon, "Perdido em Marte";
Michael Fassbender, "Steve Jobs";
Eddie Redmayne, "A Garota Dinamarquesa".
Leonardo DiCaprio, "O Regresso";
Leonardo DiCaprio, "O Regresso";
Ator favorito: parece que agora vai! Como sempre, além do rapa nas
premiações pré-Oscar, Leonardo DiCaprio é o grande favorito pra levar o
carequinha dourado. O cara se dedicou ao frio extremo, comeu carne crua com o
agravante de ser vegano, foi estuprado por um urso... Tudo isto para ganhar o maldito
do Oscar! Contudo, ativista como ele é, resta a dúvida se ele comparecerá a
premiação, broxando a todos caso ele ganhe e não compareça. Um tapa na cara da
sociedade que só quer vibrar com ele, ou não...
Gosto do padeiro: Leo é uma das melhores coisas em O Regresso, como
em quase todos os filmes em que ele atua, mas eu gostaria de vê o caneco indo
mais uma vez a Eddie Redmayne. Sua atuação em A Garota Dinamarquesa é tão singela, sublime e destoante do papel overacting DiCapriano, que eu realmente gostaria de vê-lo
ganhando novamente. Sem contar, porque vai ser triste perder um dos memes
supremos da humanidade.
Injustiçados: é impressionante não vermos Idris Elba indicado por
Beasts of no Nation. O ator tá assustador no papel e destruindo qualquer
DiCaprio que se colocasse em seu caminho, e mesmo que venham dizer que um filme
produzido para televisão não deve ser indicado ao Oscar, lembre-se que muitos
dos filmes indicados tem uma roupagem
deste tipo devido ao orçamento. Outros injustiçados, são os atores que
interpretam os rappers do NWA: Ice Cube, Doctor Dre e Easy-E – O’Shea Jackson,
Corey Hawkins e Jason Mitchell, respectivamente - em Straight Outta Compton. Todos ficaram extremamente
parecidos com as personas reais e não só em termos de aparência, houve todo um
trabalho na voz e nos trejeitos dos atores com destaque primordial a Jason
Mitchell e sua atuação do mítico e caricato, Easy-E. Michael B. Jordan, por
Creed, também deveria ter sido indicado. Trouxe, sem dúvida alguma, a
responsabilidade de encarnar um papel icônico nas costas, o filho de Apollo
Creed, e arrebentou. Esse rapaz é muito bom e com certeza ainda ouviremos muito
falar dele, principalmente agora, com as reformulações realizadas nas votações do
Oscar.
Categoria de Melhor Diretor
Adam McKay, “A Grande Aposta”;
George Miller, “Mad Max: Estrada da Fúria”;
Alejandro G. Iñárritu, “O Regresso”;
Lenny Abrahamson, “O Quarto de
Jack”;
Tom McCarthy, “Spotlight”.
Diretores favoritos: George Miller e Alejandro G. Iñárritu são os
grandes favoritos e realmente são os melhores da lista. Nas apostas dos
críticos, bem como em todas as outras categorias as quais foram indicados, tudo
vai depender de como a academia enxergou o trabalho realizado nos dois filmes,
se por um viés mais artístico ou técnico. Geralmente, filmes blockbuster como
Mad Max abocanham as categorias técnicas. Contudo, O Regresso também é um filme
bastante técnico. Dependendo das escolhas acadêmicas, qualquer um dos dois seria
premiado com mérito. Ou seja, a briga vai ser boa!
Gosto do padeiro: esse também vai valer como um palpite: acho que
quem leva é o George Miller. O porquê? Aguardem a próxima categoria que eu
explico :D.
Injustiçado: Ryan Coogler, em Creed, filmou algumas das melhores cenas de
luta, de boxe no caso, que o cinema já viu. Seus cortes são precisos, a câmera
na mão é próxima aos lutadores e sua técnica não nos faz perceber a coreografia
de mentirinha que na verdade é tudo o que presenciamos na tela. Trabalho
primoroso e que ainda deu espaço para aflorar um lado mais artístico na atuação
de Stallone que poucas vezes vemos. Coogler extrai verdadeiras emoções de seus
atores e da gente, uma pena não ter sido indicado.
Categoria de Melhor Filme (A mais aguardada!)
A Grande Aposta;
Ponte dos Espiões;
Brooklyn;
Mad Max: Estrada da Fúria;
Perdido em Marte;
O Regresso.
Filmes favoritos: mais uma vez, Mad Max e O Regresso são os grandes
favoritos pelo número de indicações.
Gosto do padeiro: Mad Max é o meu favorito não só porque eu o
considero superior aos outros indicados, errando e/ou pecando menos que seus
concorrentes, mas porque, só sua indicação, já quebra o conservadorismo da
Academia que exclui diversos filmes excelentes, e com muito a dizer, por não os
considerar arte! Pena que a obra seja subestimada somente como um belo filme
técnico e que todo um trabalho de roteiro e símbolos sutis, que reverberam em
toda a narrativa e direção, se percam em meio ao pensamento raso.
Zebra: Spotlight e O Quarto de Jack não são tão cotados, mas ainda
podem surpreender. Ambos abordam temas espinhosos, como religião, pedofilia,
abuso sexual e cárcere privado, e ainda carregam o peso de grandes atuações. O
Quarto de Jack ainda traz o agravante de ser uma obra belíssima e bem dirigida.
Injustiçados: apesar de poderem contar com até dez indicações, os
votantes do Oscar sempre ficam no marasmo do número mínimo de oito indicados. É
triste porque inúmeros filmes ficam de fora e mais uma vez, isto ocorre porque
cada vez mais obras de gênero vêm aumentando a qualidade de seus roteiros e
produções, e ganham espaço na sétima arte. Dessa vez, tivemos Perdido em Marte e Mad Max como dois
filmes de gênero, mas seria interessante ver um Ex-Machina na lista de
indicações também. Beasts of no Nation foi outro filme que fez falta, bem como
Creed e, quiçá, um filme estrangeiro.
Conclusão
Mais filmes de gênero e mais representatividade no Oscar, por favor! u.u
Nenhum comentário:
Postar um comentário