sábado, 27 de fevereiro de 2016

Palpites para o Oscar 2016: quais filmes são os favoritos? Quais eu gostaria que ganhassem? Quais deveriam ter sido indicados, mas foram esnobados pelas categorias principais?

#Gaspar

Nas biqueira de ir ao ar o Oscar 2016 e conhecermos os futuros vencedores, trago-lhes uma lista honesta pautada nos achismos estudos dos favoritos a determinadas categorias.             
Antes de mais nada, preciso explicar como se estrutura este post. Eu poderia seguir a ordem que a própria academia dá a suas indicações, por uma espécie de organização de categorias mais técnicas até as profissionais. Contudo, como tenho preguiça de falar sobre como não tenho conhecimento em cima de várias das categorias técnicas, comentarei somente as principais e uma ou outra que chamou minha atenção pelos filmes indicados ou qualquer outro motivo que eu explicarei, entre parênteses, ao lado dos títulos delas. 
Ah sim! Roteiro Adaptado, mesmo sendo uma categoria nem tão técnica assim, ficará de fora porque não conferi as obras que deram origem aos roteiros – uma pena :(
Dessa forma, dividirei minha lista em três critérios que julgo interessantes: filmes favoritos, gosto do padeiro, filmes injustiçados e/ou zebra da vez. Assim, conseguirei contemplar não somente palpites, mas algumas polêmicas que todo ano surgem, principalmente, desde as últimas premiações.
E não se preocupem, quando comentar a lista dos indicados a melhor ator, abordarei o caso Leo DiCaprio :D.
                Então, seu minino, prepara tua pipoca, vá pegar seu refrigerante e vamos à lista:




Categoria de Efeitos Visuais (Porque é uma das poucas que sempre foge do marasmo de sempre e contempla Blockbusters)

Ex-machina
Mad Max: Estrada da Fúria
Perdido em Marte
O Regresso
Star Wars: O Despertar da Força

Filmes favoritos: como em boa parte das indicações, pois eles foram indicados a tudo que puderam ter sido, Mad Max e O Regresso são os grandes favoritos a esta indicação – mesmo com o lobby absurdo feito por Star Wars nos últimos meses.

Gosto do padeiro: meu coração está dividido nesta categoria, devo confessar. Apesar de meu enorme carinho por Star Wars e eu realmente desejar que ele leve algum careca dourado para casa, nem que seja um!, o trabalho realizado por Mad Max e O Regresso é excepcional. Os filmes de George Miller e Alejandro González Iñárritu, respectivamente, mesclam perfeitamente o digital e o efeito prático e em vários momentos beiram a perfeição. Contudo, fico com Mad Max porque certos CGI de O Regresso deixam a desejar, muitas vezes após nos deslumbrarmos com alguma firula técnica do diretor exibido, algo que quebra a imersão.

Injustiçados: qualquer Blockbuster do ano passado que não foi contemplado por culpa de Ex-Machina e seus bons efeitos, mas que nada de extraordinário ou revolucionário apresenta. É só puxar da memória, leitor!

Categoria de Trilha Sonora Original (Porque tem Ennio Fuckin Morricone indicado!)

Ponte dos Espiões, Thomas Newman
Carol, Carter Burwell

Os Oito Odiados, Ennio Morricone

Sicario, Jóhann Jóhannsson

Star Wars: O Despertar da Força, John Williams.

Filmes favoritos: por se tratarem de dois gigantes, monstros, por assim dizer, temos John Williams e Ennio Morricone como os grandes favoritos da noite.

Gosto do padeiro: sério, não dar o caneco para Star Wars me parte o coração! Mas gente, pera lá, é Ennio Morricone! Tudo que esse cara já fez pelo cinema com suas marcantes trilhas sonoras de faroeste e nunca ter sido indicado é um pecado! Mesmo que a trilha não seja tão presente na obra, ouvi-la no início dos Oito Odiados, e sentir o coração batendo em uníssono junto aos tambores do cara, é sensacional! P.S.: pra você leitor, que não conhece o trabalho do gênio, é só fazer uma lista com pelo menos cinco músicas icônicas de faroeste e eu garanto que, pelo menos, umas três serão dele.

Zebra: mais uma vez, por se tratar de dois gigantes, a zebra possível é que os votantes da academia ao tentarem ser imparciais, acabarem dando o prêmio para outro filme. Mas enfim, por incrível que pareça, as trilhas de Morricone e Williams não são realmente as melhores dentre os indicados ‘-‘

Categoria de Animação

Anomalisa, Charlie Kaufman, Duke Johnson and Rosa Tran

O Menino e o Mundo, Alê Abreu

Divertida Mente, Pete Docter e Jonas Rivera

Shaun the Sheep Movie, Mark Burton e Richard Starzak

When Marnie Was There, Hiromasa Yonebayashi e Yoshiaki Nishimura

Filme favorito: sim, no singular! Ou você realmente achava que com um filme Disney/Pixar na lista, e que ainda marca o retorno das produtoras a películas originais e realmente excelentes, outro ganharia em seu lugar? A academia é muito previsível.

Gosto do padeiro: Anomalisa. Animação adulta, com uma técnica de Stop Motion estilizada e de encher os olhos! Emocionante... Se você chorou com Divertida Mente, como eu :D, você terminará este filme destruído!

Quem poderia ganhar, mas não vai (critério surpresa): O Menino e o Mundo é um filme brasileiro e que, assim como Anomalisa, possui uma estética toda diferentona e com um adicional: mesmo não possuindo diálogos, ainda sim, com um roteiro primoroso, cativa a qualquer um. A indicação, pelo menos, espalha esta belíssima obra a um público mais amplo.

Categoria de Roteiro Original

Ponte dos Espiões, Matt Charman, Ethan Coen e Joel Coen

Ex-Machina, Alex Garland

Divertida Mente, Pete Docter, Meg LeFauve, Josh Cooley; História original de Pete Docter, Ronnie del Carmen

Spotlight, Josh Singer e Tom McCarthy

Straight Outta Compton, Jonathan Herman and Andrea Berloff; História original de S. Leigh Savidge & Alan Wenkus e Andrea Berloff

Filmes Favoritos: Ponte dos Espiões e Spotlight são os queridinhos para levarem esta categoria. Um porque se trata do roteiro, muito bom por sinal, de dois queridinhos da academia e que também são diretores, os irmãos Coen, e o outro, por se tratar de um tema espinhoso e corajoso para ser abordado em um filme com grande visibilidade.

Gosto do padeiro: mais uma vez, fico dividido em dois filmes. Straight Outt Compton e Ex-Machina me conquistaram de uma forma assustadora, até porque, ao assisti-los por obrigação, acabei me deparando com excelentes obras que me cativaram bastante. Se qualquer um dos dois levasse, eu estaria extremamente feliz.

Zebra: olha um filme da Disney/Pixar aí, gente! Brinks, o roteiro é realmente muito bom e será merecido se ganhar esta categoria hehehe.

Categoria de Filme em Língua Estrangeira (Não vi nenhum deles, mas tá aqui para eu expor minha revolta!)

O Abraço da Serpente (Colômbia);
Cinco Graças (França);
O Filho de Saul (Hungria);
Theeb (Jordânia);
A War (Dinamarca).

Filme favorito: O Filho de Saul.

Gosto do padeiro: A Abraço da Serpente, por se tratar de um filme sul-americano.

Injustiçado: Sério, gente, cadê Que horas ela volta? Sinceramente, um pecado horrível ele não tá nessa lista!

Categoria de Melhor Atriz Coadjuvante


Jennifer Jason Leigh, "Os Oito Odiados";
Rooney Mara, "Carol";
Rachel McAddams, "Spotlight: Segredos Revelados";
Alicia Vikander, "A Garota Dinamarquesa";
Kate Winslet, "Steve Jobs".

Atriz favorita: Kate Winslet tá levando todas as premiações pré-Oscar, fazendo o verdadeiro rapa. Digo que merecidamente, pois Steve Jobs nem é um filme tão bom, mas as atuações dela e do Fassbender Magneto! cof cof, carregam o filme de boas e você acaba passando batido pelos defeitos da obra. E olha que eles não são poucos, ou seja, mérito para a atriz e o parceiro.

Gosto do padeiro: Jennifer Jason Leigh e Alicia Vikander estão excelentes em seus filmes e apesar dos elogios a Kate Winslet, acho elas duas muito melhores e em obras superiores a Steve Jobs. Por isto, gostaria que o prêmio fosse para algumas delas e não para a Rose a Winslet.   

Injustiçados: galera, agora vai começar o “papo chato” e não, não é vitimismo! Tá faltando sim indicados negros no Oscar e a campanha #OscarSoWhite é importante e serve para que a discussão não fique silenciada, que ela seja levada a todos e para que uma solução seja pensada. Contudo, não sei se um boicote seria a melhor solução, visto que tem toda uma questão de como ocorre os votos da academia é o que realmente influencia nisto e não um racismo tão explícito quanto aparenta, o que também não o deixa de ser. Ao que parece, tamanha foi a repercussão da campanha – ainda bem! –, toda a premiação vem sendo reformulada para os próximos anos. O que eu sei é o seguinte: há todo um papo de que tudo o que foi dito sobre o ocorrido é uma besteira e o motivo de negros não virem sendo indicados é o fato deles não estarem atuando tão bem quanto brancos, ou seja, papinho extremista. Galera, acorda, são várias premiações seguidas com isto ocorrendo! 2016 não foi o primeiro ano e se a campanha não fosse realizada, tudo permaneceria como estava. Sem contar, os anos do século passado em que atuações e trabalhos de negros no cinema foram negligenciados. Enfim, como tal, com a devida importância dada a #OscarSoWhite, darei minha contribuição com atores e diretores que deveriam ter sido indicados por seus papéis e trabalhos e que, em alguns casos, atuaram melhor ou dirigiram de maneira primorosa em seus respectivos filmes. Quando eu não tiver indicação, pois não vi muitos filmes ano passado fora os que foram indicados e os velhos Blockbusters de sempre, repetirei este parágrafo para quem não entendeu o que foi escrito. Obrigado! :D.
Categoria de Melhor Ator Coadjuvante


Christian Bale, "A Grande Aposta";
Tom Hardy, "O Regresso";
Mark Ruffalo, "Spotlight";
Mark Rylance, "Ponte dos Espiões";
Sylvester Stallone, "Creed".

Ator favorito/Gosto do padeiro: vencedor do Globo de Ouro, Stallone vem sendo cotado como o favorito devido ao seu histórico anterior de indicação ao Oscar. Anteriormente, ele fora indicado em 1976 pelo mesmo papel em que reprisa neste filme. Desta vez, minha preferência bate com o palpite do favorito, pois Stallone sempre nos emociona quando encarna o Garanhão Italiano, e em Creed, não é diferente. Um exemplo a ser seguido!

Zebra: mesmo com os outros excelente trabalhos na lista, qualquer um que ganhe e não seja o Stallone será uma zebra! :D.

Injustiçados: galera, agora vai começar o “papo chato” e não, não é vitimismo! Tá faltando sim indicados negros no Oscar e a campanha #OscarSoWhite é importante e serve para que a discussão não fique silenciada, que ela seja levada a todos e para que uma solução seja pensada. Contudo, não sei se um boicote seria a melhor solução, visto que tem toda uma questão de como ocorre os votos da academia é o que realmente influencia nisto e não um racismo tão explícito quanto aparenta, o que também não o deixa de ser. Ao que parece, tamanha foi a repercussão da campanha – ainda bem! –, toda a premiação vem sendo reformulada para os próximos anos. O que eu sei é o seguinte: há todo um papo de que tudo o que foi dito sobre o ocorrido é uma besteira e o motivo de negros não virem sendo indicados é o fato deles não estarem atuando tão bem quanto brancos, ou seja, papinho extremista. Galera, acorda, são várias premiações seguidas com isto ocorrendo! 2016 não foi o primeiro ano e se a campanha não fosse realizada, tudo permaneceria como estava. Sem contar, os anos do século passado em que atuações e trabalhos de negros no cinema foram negligenciados. Enfim, como tal, com a devida importância dada a #OscarSoWhite, darei minha contribuição com atores e diretores que deveriam ter sido indicados por seus papéis e trabalhos e que, em alguns casos, atuaram melhor ou dirigiram de maneira primorosa em seus respectivos filmes. Quando eu não tiver indicação, pois não vi muitos filmes ano passado fora os que foram indicados e os velhos Blockbusters de sempre, repetirei este parágrafo para quem não entendeu o que foi escrito. Obrigado! :D.

Categoria de Melhor Atriz (Das atrizes abaixo, posso julgar somente o trabalho de Brie Larson em O Quarto de Jack, pois foi o único dos filmes que eu vi :( E como isto seria injusto, fica somente o protesto do #OscarSoWhite em pauta)

 Cate Blanchet, "Carol";
Brie Larson, "O Quarto de Jack";
Jennifer Lawrence, "Joy";
Chartlotte Rampling, "45 anos";
Saoirse Ronan, "Brooklyn".

Injustiçados: galera, agora vai começar o “papo chato” e não, não é vitimismo! Tá faltando sim indicados negros no Oscar e a campanha #OscarSoWhite é importante e serve para que a discussão não fique silenciada, que ela seja levada a todos e para que uma solução seja pensada. Contudo, não sei se um boicote seria a melhor solução, visto que tem toda uma questão de como ocorre os votos da academia é o que realmente influencia nisto e não um racismo tão explícito quanto aparenta, o que também não o deixa de ser. Ao que parece, tamanha foi a repercussão da campanha – ainda bem! –, toda a premiação vem sendo reformulada para os próximos anos. O que eu sei é o seguinte: há todo um papo de que tudo o que foi dito sobre o ocorrido é uma besteira e o motivo de negros não virem sendo indicados é o fato deles não estarem atuando tão bem quanto brancos, ou seja, papinho extremista. Galera, acorda, são várias premiações seguidas com isto ocorrendo! 2016 não foi o primeiro ano e se a campanha não fosse realizada, tudo permaneceria como estava. Sem contar, os anos do século passado em que atuações e trabalhos de negros no cinema foram negligenciados. Enfim, como tal, com a devida importância dada a #OscarSoWhite, darei minha contribuição com atores e diretores que deveriam ter sido indicados por seus papéis e trabalhos e que, em alguns casos, atuaram melhor ou dirigiram de maneira primorosa em seus respectivos filmes. Quando eu não tiver indicação, pois não vi muitos filmes ano passado fora os que foram indicados e os velhos Blockbusters de sempre, repetirei este parágrafo para quem não entendeu o que foi escrito. Obrigado! :D.

Categoria de Melhor Ator (Finalmente! :D)


Bryan Cranston, "Trumbo";
Matt Damon, "Perdido em Marte";
Michael Fassbender, "Steve Jobs";
Eddie Redmayne, "A Garota Dinamarquesa".
Leonardo DiCaprio, "O Regresso";

Ator favorito: parece que agora vai! Como sempre, além do rapa nas premiações pré-Oscar, Leonardo DiCaprio é o grande favorito pra levar o carequinha dourado. O cara se dedicou ao frio extremo, comeu carne crua com o agravante de ser vegano, foi estuprado por um urso... Tudo isto para ganhar o maldito do Oscar! Contudo, ativista como ele é, resta a dúvida se ele comparecerá a premiação, broxando a todos caso ele ganhe e não compareça. Um tapa na cara da sociedade que só quer vibrar com ele, ou não...

Gosto do padeiro: Leo é uma das melhores coisas em O Regresso, como em quase todos os filmes em que ele atua, mas eu gostaria de vê o caneco indo mais uma vez a Eddie Redmayne. Sua atuação em A Garota Dinamarquesa é tão singela, sublime e destoante do papel overacting DiCapriano, que eu realmente gostaria de vê-lo ganhando novamente. Sem contar, porque vai ser triste perder um dos memes supremos da humanidade.

Injustiçados: é impressionante não vermos Idris Elba indicado por Beasts of no Nation. O ator tá assustador no papel e destruindo qualquer DiCaprio que se colocasse em seu caminho, e mesmo que venham dizer que um filme produzido para televisão não deve ser indicado ao Oscar, lembre-se que muitos dos filmes  indicados tem uma roupagem deste tipo devido ao orçamento. Outros injustiçados, são os atores que interpretam os rappers do NWA: Ice Cube, Doctor Dre e Easy-E – O’Shea Jackson, Corey Hawkins e Jason Mitchell, respectivamente - em Straight Outta Compton. Todos ficaram extremamente parecidos com as personas reais e não só em termos de aparência, houve todo um trabalho na voz e nos trejeitos dos atores com destaque primordial a Jason Mitchell e sua atuação do mítico e caricato, Easy-E. Michael B. Jordan, por Creed, também deveria ter sido indicado. Trouxe, sem dúvida alguma, a responsabilidade de encarnar um papel icônico nas costas, o filho de Apollo Creed, e arrebentou. Esse rapaz é muito bom e com certeza ainda ouviremos muito falar dele, principalmente agora, com as reformulações realizadas nas votações do Oscar.

Categoria de Melhor Diretor

Adam McKay, “A Grande Aposta”;
George Miller, “Mad Max: Estrada da Fúria”;
Alejandro G. Iñárritu, “O Regresso”;
 Lenny Abrahamson, “O Quarto de Jack”;
Tom McCarthy, “Spotlight”.

Diretores favoritos: George Miller e Alejandro G. Iñárritu são os grandes favoritos e realmente são os melhores da lista. Nas apostas dos críticos, bem como em todas as outras categorias as quais foram indicados, tudo vai depender de como a academia enxergou o trabalho realizado nos dois filmes, se por um viés mais artístico ou técnico. Geralmente, filmes blockbuster como Mad Max abocanham as categorias técnicas. Contudo, O Regresso também é um filme bastante técnico. Dependendo das escolhas acadêmicas, qualquer um dos dois seria premiado com mérito. Ou seja, a briga vai ser boa!

Gosto do padeiro: esse também vai valer como um palpite: acho que quem leva é o George Miller. O porquê? Aguardem a próxima categoria que eu explico :D.

Injustiçado: Ryan Coogler, em Creed, filmou algumas das melhores cenas de luta, de boxe no caso, que o cinema já viu. Seus cortes são precisos, a câmera na mão é próxima aos lutadores e sua técnica não nos faz perceber a coreografia de mentirinha que na verdade é tudo o que presenciamos na tela. Trabalho primoroso e que ainda deu espaço para aflorar um lado mais artístico na atuação de Stallone que poucas vezes vemos. Coogler extrai verdadeiras emoções de seus atores e da gente, uma pena não ter sido indicado.

Categoria de Melhor Filme (A mais aguardada!)


A Grande Aposta;
Ponte dos Espiões;
Brooklyn;
Mad Max: Estrada da Fúria;
Perdido em Marte;
O Regresso.

Filmes favoritos: mais uma vez, Mad Max e O Regresso são os grandes favoritos pelo número de indicações.

Gosto do padeiro: Mad Max é o meu favorito não só porque eu o considero superior aos outros indicados, errando e/ou pecando menos que seus concorrentes, mas porque, só sua indicação, já quebra o conservadorismo da Academia que exclui diversos filmes excelentes, e com muito a dizer, por não os considerar arte! Pena que a obra seja subestimada somente como um belo filme técnico e que todo um trabalho de roteiro e símbolos sutis, que reverberam em toda a narrativa e direção, se percam em meio ao pensamento raso.

Zebra: Spotlight e O Quarto de Jack não são tão cotados, mas ainda podem surpreender. Ambos abordam temas espinhosos, como religião, pedofilia, abuso sexual e cárcere privado, e ainda carregam o peso de grandes atuações. O Quarto de Jack ainda traz o agravante de ser uma obra belíssima e bem dirigida.

Injustiçados: apesar de poderem contar com até dez indicações, os votantes do Oscar sempre ficam no marasmo do número mínimo de oito indicados. É triste porque inúmeros filmes ficam de fora e mais uma vez, isto ocorre porque cada vez mais obras de gênero vêm aumentando a qualidade de seus roteiros e produções, e ganham espaço na sétima arte. Dessa vez, tivemos Perdido em Marte e Mad Max como dois filmes de gênero, mas seria interessante ver um Ex-Machina na lista de indicações também. Beasts of no Nation foi outro filme que fez falta, bem como Creed e, quiçá, um filme estrangeiro.

Conclusão

                        Mais filmes de gênero e mais representatividade no Oscar, por favor! u.u



















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