quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Crypt of the NecroDancer: siga o ritmo para sobreviver!


O ano virou, o sossego acabou,a ressaca passou e a gente voltou. Não falamos de games aqui desde o ano passado(piada bosta, mas faz muito tempo mesmo). Nos últimos dias eu fiquei explorando jogos indie e encontrei esse joguinho muito legal chamado Crypt of the NecroDancer. Como um admirador de música eletrônica, logo me interessei por esse jogo e resolvi jogá-lo e falar dele aqui. Chega mais.



Crypt of the NecroDancer é um Game indie desenvolvido em 2015 pela Brace Yourself Games. O jogo tem elementos fundamentais de um jogo de exploração de dungeon ao estilo roguelike, com elementos de jogo rítmico definido para a trilha sonora de Danny Baranowsky usando Multifeature Beat Tracker; as ações do jogador são mais eficazes quando ele move o personagem no ritmo da batida da música atual e são prejudicados quando perdem o ritmo, por isso é necessário aprender os padrões rítmicos que as várias criaturas inimigas seguem. O jogo inclui a capacidade de importar música personalizada e a opção de usar um tapete de dança em vez de controladores tradicionais ou o teclado.

História
"TUTS TUTS VADIA"

Na campanha principal, o jogador controla Cadence, a filha de um famoso caçador de tesouros que desapareceu. Na busca por ele, ela cai em uma cripta controlada pelo Necrodancer, que rouba o coração de Cadence e a força a desafiar seus capangas para recuperá-lo. Ela é forçada a lutar através calabouço da cripta com suas ações presas à batida de a música e seu coração, de modo a permanecer viva e derrotar o Necrodancer.



Gameplay
Crypt of the NecroDancer é um dungeon crawler 2D com visão cima para baixo em que o jogador controla um de varios personagens para explorar vários níveis de um calabouço subterrâneo que são aleatoriamente gerados, semelhante a jogos Roguelike.

jogar num desse deve ser loko
Os jogadores podem manipular seu personagem usando qualquer um tapete de dança, um mouse e um teclado ou um gamepad. Ao contrário roguelikes tradicionais, o jogador só pode fazer seu personagem se mover ou atacar se ele realizar a ação no ritmo da música. Tal como acontece com muitos jogos de ritmo, cada movimento combinado com a batida aumenta um multiplicador de pontuação de moedas. Sair do ritmo não prejudica diretamente o personagem na maioria das situações, mas zera o multiplicador de pontuação e pode fazer com que o personagem seja prejudicado por um monstro nas proximidades se estiver em seu caminho de ataque. Quando medidor de saúde do personagem esvazia, o jogo acaba. Monstros movem-se de acordo com padrões pré-determinados que o jogador deve aprender a fim de atacar e evitar danos.

À medida que o jogador explora, ele vai recolher novas armas, armaduras, itens utilizáveis e tesouros; inventário do jogador é gerenciado automaticamente pelo jogo. Derrotar monstros produz um número de moedas que podem ser usados para comprar itens de lojas dentro da dungeon.
O gráfico retrô somado a trilha sonora deixa tudo mais bonito
Há também os diamantes que são usados para a compra de melhorias permanentes para as habilidades do personagem no lobby do jogo. A dungeon é dividida em quatro zonas de quatro níveis cada. Os três primeiros níveis de cada zona exigem o jogador para encontrar a saída e derrotar um mini-chefe para desbloqueá-lo; o quarto nível é um chefe maior, que deve ser derrotado para avançar. Além disso, o jogador é limitado ao comprimento da canção para completar o nível; quando a música termina, eles são enviados automaticamente para o próximo nível, abandonando as recompensas de completar o nível. 

O jogador retorna ao lobby do jogo depois de morrer ou opcionalmente em qualquer momento, perdendo quaisquer itens, ouro, ou outro equipamento, mas mantendo quaisquer diamantes que encontraram. O lobby dispõe de lojas onde o jogador pode gastar esses diamantes para atualizações permanentes antes de reiniciar o jogo ou, se tiver concluído uma zona, acessando a próxima zona disponível.

Cadence a protagonista amorsinho
O jogador também pode acessar outros modos de jogo, como o modo "hardcore", que envolve a conclusão de toda a dungeon sem morrer. O jogador inicialmente tem acesso ao personagem principal, Cadence, mas novos personagens com diferentes modos de jogo também se tornam disponíveis como o jogador completa determinados objetivos: por exemplo, o personagem monge recebe um item grátis em cada loja, mas imediatamente morre se ele toca ouro. Treinadores especiais e outros NPCs benéficos podem ser resgatados a partir de certas zonas, e uma vez resgatado, fornecerá estes serviços para o jogador do lobby principal. 
 
O jogo apresenta dezesseis faixas compostas por Danny Baranowsky, que são ordenadas com diferentes batidas por minuto, tornando mais desafiador níveis mais profundos do que os anteriores. O usuário tem a capacidade de definir música personalizada para cada um dos níveis do jogo, com um algoritmo interno conhecido como Multifeature Beat Tracker implementado no framework Essentia determinando os batimentos por minuto usados para definir o tempo para o jogo(sim. eu joguei no ritmo do Kasinão).
  
Desenvolvimento
Crypt of the Necrodancer foi uma criação do programador Ryan Clark, inspirado pelo pensamento sobre a estrutura tradicional de jogos roguelike. Clark descobriu que a morte de o jogador em roguelikes muitas vezes ocorreu devido às condições criadas pelo processual geração do jogo em oposição a habilidade do jogador, e queria fazer um jogo que era mais "justo" para o jogador a escapar ou evitar situações aparentemente difíceis. Clark considerou como jogos como Spelunky colocam o jogador mais no controle de seu destino, como ele considerava como "um jogo que é muito difícil, mas você ainda pode melhorar. Se você morrer, você ainda sabe que foi culpa sua", enquanto que em outros jogos de um jogador pode morrer, porque "o jogo é simplesmente injusto."

E jogue seus braços pra trás
balança seu pescoço
no swing da batida
com um morto muito louco
para para papa pa pa para para
para para papa pa pa para para
No entanto, Clark também descobriu que a remoção da natureza baseada em turnos de roguelike em jogos como Spelunky ou FTL: Faster Than Light perdeu um pouco do sabor dos roguelikes, e procurou uma maneira de manter a natureza baseado em turnos. Vieram com a ideia de usar turnos que duram apenas um curto período de tempo real; como tal, a "falta de tempo para pensar torna impossível o estudo cuidadoso e paciência do jogador". Com este conceito, Clark reconheceu que esta era semelhante aos jogos de ritmo, rapidamente, refinou o conceito em torno do jogo roguelike baseado no ritmo. O título veio depois de descobrir este conceito, e brinca com o trocadilho da palavra "necromancer".

O algoritmo de rastreamento batida usada no jogo é conhecido como  Multifeature Beat tracker implementado no framework Essentia determinando as posições das batidas, a fim de estimar os batimentos por minuto usados para definir o tempo para o jogo. O jogo foi desenvolvido utilizando a linguagem de programação Monkey X.

O jogo foi lançado na Steam com acesso antecipado em 30 de Julho de 2014, usando o feedback do público para melhorar o título, com lançamento completo do jogo em 23 de abril de 2015.O game também será lançado para o PlayStation 4 e PS Vita em data não especificada no futuro.

Recepção
A recepção crítica foi bem positiva. Destructoid nomeou o jogo como uma de suas entradas favoritas na PAX Prime 2013, e elogiou a sua execução. Joystiq também deu ao jogo uma avaliação positiva.

O jogo foi nomeado como uma menção honrosa para os 2015 Game Developers Choice Awards de Inovação e Melhor Áudio.

Confira o Trailer do jogo abaixo




Crypt of the NecroDancer está disponível na Steam por R$ 27,99.

Site Oficial do Jogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário